Princípios éticos norteadores de nossa prática educacional

a. As pessoas valem mais do que as coisas ou o “ser” é mais importante do que o “ter”.

b. A solidariedade é valor motriz para o progresso de toda a humanidade.

c. A diversidade do grupo enriquece a aprendizagem.

d. A humildade reflete nossa consciência de que dependemos uns dos outros, trazendo a alegria de servir/sermos úteis ao próximo e à natureza.

e. A paz, sempre almejada, não é ausência de conflitos, mas a forma como nos posicionamos para resolvê-los.

f. A fé, a bondade, o desenvolvimento transcendente de cada ser, independe de opção religiosa. Portanto, todas as crenças que conduzam a esse caminho devem ser respeitadas. Propomos a Regra de Ouro de todas as religiões: “Não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você mesmo”.

g. Todo ser humano é repleto de potenciais que precisam ser desenvolvidos.

h. Consumir o que necessitamos por meio da prática dos 4R’s (reciclar, reaproveitar, reduzir e reeducar).

i. É importante trabalharmos (pais, alunos, educadores) em comunidade, compreendida por “um grupo de pessoas que, em harmonia, compartilha objetivos comuns”.

j. Todos os adultos que atuam na escola, na função de serviços gerais, cozinha ou administrativo, são considerados educadores tanto quanto os professores. Para tal, são orientados quanto à maneira de se relacionarem com as crianças, adolescentes e pais, bem como estimulados a compartilhar com algum membro da coordenação pedagógica sobre qualquer comportamento dos estudantes que lhe chamem a atenção.

Missão: Desenvolver de modo diferenciado o processo ensino-aprendizagem para excelência nos aspectos acadêmicos e de formação humana.