Celebrando uma vida, uma história

No dia 09 de março, a Escola Internacional Saci comemorou 53 anos de fundação. E, de acordo com a filosofia montessoriana, professores e alunos se reuniram na quadra da escola para a realização da linha da vida da escola.

Continue Lendo

Porque o amor... não conta cromossomos

Ontem, dia 21 de março, os alunos do 8º ano organizaram uma campanha para uma importante data: o Dia Internacional da Síndrome de Down. Além de produzirem cartazes e panfletos, os alunos ainda trouxeram uma inovação para a campanha de conscientização deste ano. Orientados pela professora de ciências, Juliana Amorim, a turma desenvolveu um adesivo, que foi distribuído por toda a escola em referência à data.

Continue Lendo

Conectados

Não importa o dia, não importa a hora, não importa a distância: estamos conectados. Em poucas horas cruzamos um oceano. Em poucos minutos, falamos com qualquer pessoa, independente do país em que ela esteja. O nome disso? Globalização. Para os alunos do 9º ano é fácil entender esse processo, pois a todo o momento estão utilizando as ferramentas da globalização. Porém, para aprofundar o conhecimento desse conceito, o professor de geografia, Carlos Henrique Paiva, proporcionou aos alunos uma experiência surpreendente para os alunos realizando em sua aula uma videoconferência com o ex-aluno da escola, Lúcio Guilhón, conhecido como Lucinho, que mora com sua família em Montreal, Canadá.

Continue Lendo

Que o caminho seja brando aos teus pés...

Foi com uma benção irlandesa que a equipe pedagógica da Escola Internacional Saci se despediu dos alunos do 9º ano. Rumo ao Ensino Médio, no dia 08 de dezembro aconteceu a celebração de encerramento do Ensino Fundamental para a turma mais velha da escola e o momento, realizado no anfiteatro do Colégio Cave, reuniu professores, familiares e amigos dos alunos.

Continue Lendo

Passeio pelo Corpo Humano

O trabalho de campo é uma das atividades mais valorizadas pelas crianças. Como dizia Maria Montessori, “Nenhuma descrição, nenhuma imagem de nenhum livro podem substituir a vista real das árvores em um bosque com toda a vida que acontece em volta delas”. Em grande parte das vezes, o Trabalho por Projetos permite atividades de investigação fora da escola. Um exemplo disso foi o passeio das turmas da Agrupada IV e do 5º e 2º anos ao Laboratório de Anatomia da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde puderam ter um estudo aprofundado sobre o corpo humano.

Continue Lendo