Sistema Montessori

Cada pessoa é singular e única, capaz de viver em comunidade com o objetivo de se realizar na construção com o outro. Pensando assim, o Sistema Montessori visa ao aprendizado global da criança, com o objetivo de priorizar o desenvolvimento e a formação de uma estrutura de conceitos e valores. Criado em 1907 (data da inauguração da Casa dei Bambini) por Maria Montessori, o método, influenciado por muitos pensadores da época, revolucionou o contexto educacional ao apresentar “o primeiro trabalho na sociedade humana guiado pela criança”. 

Com o foco na criança e no desenvolvimento de suas potencialidades, o Sistema Montessori tem por principais características: o material concreto cientificamente elaborado – instrumento de aprendizado e ligação entre criança e conteúdo –, o ambiente preparado – que orienta e permite a livre movimentação dentro e fora da sala - e os agrupamentos com idades diferentes. As classes agrupadas obedecem às associações comuns da vida. Afinal, a família, como toda sociedade, também é uma “classe” agrupada, com pessoas de idades variadas convivendo diariamente. 

As classes montessorianas* na Escola Saci são agrupamentos multi-idade: Agrupada I (1 ano e 4 meses a 2 anos e 11 meses); Agrupada II (3 a 5 anos e 11 meses); Agrupada III (6 a 8 anos e 11 meses); Agrupada IV (9 e 10 anos e 11 meses). Assim, como no sistema de ciclos, não há reprovação dentro do período desses grupos, o que potencializa a eficácia da avaliação num período tão importante do desenvolvimento cognitivo.

Idades diferentes: há um grande avanço cognitivo das crianças mais novas e mais velhas, quando se trabalha dessa forma. Os mais novos observam e ficam instigados a conhecer, a dar o próximo passo para algumas atividades que os mais velhos realizam, entretanto,  sem pressa, pois, afinal, têm ainda dois anos para conquistar/vivenciar todas as possibilidades de conhecimento que sua classe oferece. Por outro lado, os alunos mais velhos sentem-se importantes e responsáveis e, por isso, respondem e compartilham pesquisas e conquistas ou apenas são exemplos, quando executam ações que os mais novos observam e abrem sua mente para aquele conceito (essa conquista recebe o nome de conceito intuitivo). Além do avanço na parte cognitiva, Montessori aponta que idades diferentes no grupo favorecem o senso de comunidade e de família, em que os mais velhos aprendem suas diferenças e podem cuidar dos mais novos.

O Ambiente: é sempre centrado na criança, acolhedor, preparado, adaptativo e com competência individualmente construída. Com número limitado de alunos, voltado a seus interesses, capacidades e potencial, e com contexto socializado, o objetivo é o de proporcionar a possibilidade de aprendizagem adequada para alunos de três faixas etárias, adaptado à cultura local, o que permite a construção da organização interna. 

A Aprendizagem: os alunos aprendem através da interação com o ambiente e com os materiais disponíveis, que possibilitam essa interação. A atividade espontânea também é incentivada, com a finalidade de proporcionar o crescimento, o desenvolvimento e a manifestação da personalidade através da autonomia. Com isso, o método prevê motivação e uma aprendizagem ativa, em que as crianças definem seus interesses de aprendizagem. Ao mesmo tempo, acaba por construir sua própria inteligência, em um processo de autoeducação, já que escolhe sua atividade e é impulsionada pela necessidade de ser competente nela. 

O Professor: o educador é o elemento chave para o desencadear do processo de aprendizagem e socialização na classe. Sua presença catalizadora, no ambiente preparado, deve inspirar segurança e animação, empatia e firmeza, sendo uma referência para os alunos quando precisam de ajuda para adquirir conhecimento. Também, com a função de observador, tem por capacidade inferir as intenções dos alunos através de observações, inclusive de si mesmo, pois é sempre aberto ao mundo, sem preconceitos, e com disponibilidade para acolher a todos. Sendo também um pesquisador, deve estar pronto para uma formação continuada, capaz de transformar, produzir e criar novos conhecimentos. Nesse sentido, possui a grande responsabilidade de nutrir a união entre aprendizes e conhecimento. 

Através do Sistema Montessori, a Escol Internacional Saci acredita no desenvolvimento de seres morais, aprendizes confiantes e competentes, independentes, autônomos, intrinsecamente motivados, academicamente preparados, socialmente responsáveis, espiritualmente conscientes e que se tornam cidadãos do mundo e corresponsáveis pelo planeta. A aquisição dessas aptidões e características de personalidade é trabalho para a vida inteira e o Saci vê na educação montessoriana um processo que inicia as crianças em uma vida comunitária que promove essas aptidões e características, mas que não termina ao sair da escola.

* De acordo com Maria Montessori, a divisão das idades nos agrupamentos segue um plano de desenvolvimento cognitivo e psicossocial que é favorecido quando a turma é organizada com alunos de 0 a 3 anos; 3 a 6 anos; 6 a 9 anos; 9 a 12 anos; 12 a 15 anos e 15 a 18 anos. 

Maria Montessori

Maria Montessori

Idades Diferentes Agrupada II

Idades Diferentes Agrupada II

O Ambiente   Agrupada III

O Ambiente Agrupada III

A Aprendizagem Agrupada I

A Aprendizagem Agrupada I

O Professor Agrupada IV

O Professor Agrupada IV

 

 

Fonte: Guia para uma Escola Montessori Autêntica – OMB – 2015/2017
Indicação Bibliográfica:https://.amshq.org
Omb.org.br
Livro: Maria Montessori – Hermann Röhrs – 2010 – Coleção Educadores – MEC
Mente Absorvente – Editora Portugália – Maria Montessori
A Criança – Maria Montessori - Editora Portugália
A Formação do Homem - Editora Portugália
Educação para o Desenvolvimento Humano – Para entender Montessori – Editora Obrape – Mário Montessori Jr.
O que você precisa saber sobre seu filho – Rio de Janeiro – Editora Portugália – Maria Montessori
Da infância à Adolescência – 2006 – Editora ZTG – Maria Montessori
Para Educar o Potencial Humano – Maria Montessori – Editora Papirus -  2003
A Educação e a Paz – 2004 – Maria Montessori – Editora Papirus
Montessori Today – Paula Polk Lillard – 1996 – Editora Pantheon Books