ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ao 9º ano
Na Escola Internacional Saci, o êxito do processo de construção de conhecimentos dos adolescentes do 6º ao 9º ano vincula-se à existência de atividades capazes de integrar escola e família. Tais atividades possibilitam-nos transformar conhecimentos, crenças, atitudes, percepções, motivações e expectativas e, dessa forma, tornar os alunos cidadãos críticos e conscientes.
Ampliação do Montessori: Em 2017, foi introduzido, nos anos finais do Ensino Fundamental, o Sistema Montessori. Com isso, inaugurou-se uma nova etapa na história da escola, estendendo essa prática pedagógica também aos adolescentes, a partir do 6º ano, através de ambiente e materiais preparados para essa faixa etária. A transição será gradativa e o Trabalho por Projetos e as demais atividades acompanharão o segmento. Com isso, os principais objetivos são: ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos (concentração, motivação, organização, comprometimento, habilidades sociais e livre escolha) e trabalhar para a construção de uma comunidade na classe.
Como são trabalhadas as disciplinas?
Quando o aluno chega ao 6º ano, já possui várias habilidades linguísticas. Cabe à área de Linguagem (Português, Inglês, Espanhol e Artes) ampliar sua capacidade de leitura, bem como o uso da fala e da escrita. Enquanto a prática e a identificação de línguas estrangeiras permitem uma percepção viva de um mundo plurilíngue e o acesso a bens culturais da humanidade, em Artes muitos trabalhos remetem a questões sociais, culturais e políticas. Aproveitá-las para debates em sala desenvolve nos alunos a sensibilidade, estimula a imaginação e a aquisição do senso artístico e estético.
Em Educação Cósmica (História, Geografia e Ciências), contam com ambientes preparados, como a horta, pomar e a sala de Educação Cósmica, equipada com materiais para experiências e pesquisas. Afinal, conhecer o mundo cósmico e atuar nele é a curiosidade característica dessa faixa etária. No 9º ano, o estudo de Ciências profunda-se através das disciplinas Física, Química e Biologia, o que traz um diferencial na preparação do aluno para o Ensino Médio.
Os desafios e as situações-problema transformam as aulas de Matemática e Geometria em momentos estimulantes. Utilizando conceitos e procedimentos, bem como recursos tecnológicos, e adotando estratégias, a matemática do 6º ao 9º ano desenvolve formas de raciocínio e processos como intuição, indução, dedução, analogia, estimativa. Assim, desenvolve no aluno a autoestima e a perseverança na busca de soluções para os problemas.
Educação Física é uma disciplina que desenvolve a atividade intelectual e motora dos alunos, fazendo-os com que conheçam o próprio corpo, exprimam-se em atividades rítmicas e esportivas. No desporto, introduz as técnicas dos jogos de quadra (vôlei, futsal, basquete e handball), que são ludicamente praticadas nos Jogos Interclasse, preparando, de forma saudável, o espírito competitivo.
O respeito, o senso de justiça e a solidariedade são princípios fundamentais trabalhados no ensino de Filosofia. Revelar conhecimentos, expressar sentimentos, dúvidas e medos e valorizar o diálogo ajudam a organizar o pensamento autônomo e crítico dos alunos do 6º ao 9º ano.
Aos alunos do 6º ao 9º ano também são oferecidos, além de escolinhas, alguns projetos e atividades especiais:
Saci Ação: formado por alunos voluntários, o Saci Ação existe desde 2003. Atualmente, o grupo procura proporcionar ao participante, por meio de suas práticas, a oportunidade de refletir sua interação e participação na sociedade. Realiza campanhas de arrecadações e doações de produtos para instituições de assistência social com as quais busca estabelecer um vínculo de pelo menos um ano, dando continuidade às ações de modo não meramente assistencialista. Coordenadora: Carla Monks.
Núcleo de Jornalismo: o Núcleo de Jornalismo é um projeto voluntário. Formado por alunos do 6º ao 9º ano, o foco é a produção do Saci News, jornal impresso da escola. O grupo possui encontros semanais, quando conversam e aprendem sobre produção textual jornalística, coberturas de eventos (fotos e vídeos) e diagramação. Coordenadora: Taís Evanolli.
Curtas Saci: trabalho feito em grupos com alunos de turmas diferentes, o Curtas Saci é um projeto realizado no segundo semestre, que tem por objetivo incentivar e estimular o desenvolvimento de atividades educativas através da tecnologia. Com o objetivo de produzir um trabalho audiovisual, os alunos escolhem desde o tema, sempre de acordo com algum tipo de relevância (social, econômica, cultural, política), até a apresentação final (no cinema), passando por momentos de gravação e edição de conteúdo. Coordenadora: Taís Evanolli.
Feira de Educação Cósmica: seguindo um dos grandes pilares do Sistema Montessori, a Feira de Educação Cósmica é uma atividade realizada pelo segmento de dois em dois anos, devido ao revezamento com as turmas da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano. Em forma de exposição de trabalhos, os alunos apresentam descobertas relacionadas aos projetos ou aos conteúdos apreendidos em sala de aula, buscando a interdisciplinaridade com temas da atualidade, História e Geografia, de forma prática (experiências científicas e desafios). Coordenação: Bárbara Pires.
6º Ano Rotina Em Sala De Aula
9º Ano Avaliacao Individual
Momento Cívico
Prática Esportiva Durante O Intervalo